16 janeiro 2008

Carl Sagan - Cosmos



Meus queridos, a vida não são dois dias!!! A vida é um ápice, acaba assim que começa, ainda antes de nos termos habituado a viver...

1 comentário:

Lyra disse...

FANTÁSTICO!!!

No verão de 1978, Carl Sagan, Ann Druyan (que mais tarde seria esposa de Sagan), o produtor Adrian Malone e um grupo de diversos profissionais sentaram-se numa grande mesa da emissora de televisão KCET, em Los Angeles, para discutir a produção de uma série de TV sobre Astronomia em 13 episódios. Assim nasceu a série Cosmos, o documentário científico mais bem sucedido da história da televisão mundial.

O título original era Man in the Cosmos [O Homem no Cosmos], mas Druyan o achou sexista demais, e sugeriu abreviá-lo para Cosmos.
Sagan insistiu em dar um curso relâmpago de duas semanas sobre Astronomia para todos os membros da produção. Ele estava convicto de que todas as pessoas que são responsáveis por um programa científico precisam entender o seu conteúdo.

O perfeccionismo de Sagan o envolveu em diversos embates com o produtor Adrian Malone. Quando Malone queria inserir alguma idéia que fosse cientificamente incorreta, Sagan não permitia, e se mostrava absolutamente irredutível.
Adrian Malone não queria que o visual da série fosse composto apenas de fotos e pinturas de planetas. Por isso, decidiu contratar técnicos de efeitos especiais que haviam trabalhado em Guerra nas Estrelas, para dar mais realismo às cenas.
A série foi filmada em diversas partes do planeta - Suécia, Alemanha, Inglaterra, Itália, Grécia, Índia, Japão, Alasca, Havaí, e no Vale da Morte (nas cenas sobre Marte).