19 maio 2008

Cygnus X-1

Cygnus X-1 "é" um buraco negro na constelação de Cygnus. É uma das mais fortes fontes de raios X observáveis a partir da terra e faz parte de um sistema binário partilhado pela estrela HDE 226868 uma super gigante azul.

Cyg X-1 foi descoberto a partir das emissões de raios X provenientes do seu disco de acreção. Este disco tem a forma de um remoinho de matéria que se precipita de HDE 226868 para X-1.

O sistema HDE 226868/Cyg X-1 encontra-se a 6000 anos luz da terra e o período orbital entre Cyg X-1 e HDE226868 é de aproximadamente 5.59 dias. A distância a que estes objectos se encontram um do outro é de 0.2 AU (1 unidade astronómica AU representa a distância da terra ao Sol).


HDE 226868 e a estrela que deu origem a Cyg X-1 "nasceram" ambas há aproxidamente 5 milhões de anos juntamente com a estrela Cygnus OB3. Todos estes corpos são extremamente massivos, OB3 têm 40 vezes a massa do nosso sol e X1 é o resultado da morte de uma estrela ainda mais massiva – Estas estrelas regem-se pela máxima "live fast and die young".

Um buraco negro resulta da “morte” de estrelas com massa superior a 40 vezes a do sol. Quando o combustível nuclear se esgota estas estrelas explodem sob a forma de supernovas, a parte exterior da estrela é ejectada a alta velocidade pelo espaço e seu o interior sofre um colapso criando então - dependendo da massa original da estrela - um pulsar ou um buraco negro.

link: Cygnus X-1@Wikipedia

Localização

2 comentários:

Liberdade disse...

Imagens fantásticas, acompanhadas de um texto muito bem elaborado e ilucidativo.

Gostei muito de passar por aqui. Parabéns!

Abraços virtuais.

Lyra disse...

Que insignificantes que nós somos perante esta poderosissima grandeza!
E por falar na nossa insignificância, diante da força do planeta Terra e do brevíssimo tempo que temos estado nela, vamos aumentar ainda mais essa insignificância, pensando na insignificância da própria Terra, do próprio Sistema Solar, diante da imensidão que é o cosmos.

ADOREI!

;o)***