06 dezembro 2007

Marte

Apesar de viver no centro de uma cidade, onde a poluição luminosa é abundante, tenho a sorte de ter uma janela ampla por onde o dia e a noite são recebidos. Muitas vezes durante a noite junto à janela, perco-me com o computador “navegando” nos meus temas preferidos.

Numas destas noites, durante uma pausa, enquanto apanhava com o ar frio da noite e fumava um cigarro, observei um belo astro brilhante.

Marte, o planeta vermelho.

Porque estaria Marte tão brilhante? Esta pergunta, que fica sempre bem a qualquer pertenço astrónomo extremamente amador, mudou o âmbito da minha navegação.

Marte nesta altura está muito próximo de entrar em oposição o que acontecerá dia 24 de Dezembro (2007).

Diz-se que um determinado astro esta em oposição quando ocupa uma posição oposta à do Sol. Ou seja, se marte estava praticamente por cima da minha cabeça próximo do zénite, o Sol deveria estar próximo no nadir (i.e. O ponto que fica por baixo dos meus pés! o zénite dos chineses!)

Bom, somente para atestar o meu grau de astrónomo extremamente amador diga-se que, este não é um fenómeno muito raro! Acontece de 26 em 26 meses... :)

Têm duas semanas se quiserem aproveitar. (Podem esperar mais dois anos. Na realidade devido à órbita de Marte teriam de esperar até 2016 para obterem condições como estas.)

Por mim vou, com certeza aproveitar para, uma noite destas, fugir à poluição e, saborear o momento...

Para quem quiser usar isto, pegar na família toda (ehehe) durante a noite de natal e observar o planeta vermelho: a 24 de Dezembro, Marte estará próximo do zénite entre a 00:00 e a 01:00 (dia 25). Infelizmente a lua estará muito próxima tb...

Deixemo-nos de propostas indecentes, o natal é da família! De qualquer das formas o dia (noite) ideal nem é 24.

Tendo conta que a órbita elíptica de marte a melhor noite para uma observação será a de dia 18 (estará mais próximo da terra a cerca de 88 milhões de quilometros). por volta da 1 da manhã estará mesmo por cima da cabeça e não terão de procurar muito.

Marte 2007 Nasa

Sem comentários: