18 dezembro 2007

Arduino

Quem se quer iniciar (de alguma forma) em electrónica digital rapidamente descobre que melhor caminho para qualquer projecto será a utilização de uma CPU (o ideal será a escolha de um microcontrolador que para além da CPU contem no chip vários periféricos).

Existem vários tipos no mercado a preços bastante convidativos. Uma pesquisa rápida no google dá para descobrir n famílias e fabricantes.

Os AVR da Atmel podem ser programados em C com GCC. A distribuição winAVR contem tudo o necessário para começar a desenvolver e “brincar” com estes chips e existe uma comunidade interessante com muito know how para ajudar.

Para facilitar ainda mais as coisas surgiu o Arduino que é uma placa com hardware opensource. Já existe uma comunidade crescente de pessoas a criarem projectos com a solução Arduino. Para além da placa, no site, pode-se fazer o download de um ambiente de desenvolvimento rápido baseado no GCC.

Com o arduino podem-se fazer experiências e pequenos projectos utilizado como chip os AVR ATMega8 ou ATMega168. (menos de 10 € cada)

http://www.arduino.cc/
http://www.avrfreaks.net/
http://www.atmel.com/dyn/products/devices.asp?family_id=607#760
http://www.hvwtech.com/products_view.asp?ProductID=661

Projecto com arduino (mood light)

Sem comentários: