08 dezembro 2007

Gestão de equipas de desenvolvimento.

Um projecto poderá falhar ou derrapar devido a n circunstancias, em cada uma das suas fases existem riscos e, quanto mais complexo um projecto se torna maiores são os riscos.

A gestão de projecto tem diversas facetas e em projectos complexos estas facetas são idealmente responsabilidade de várias pessoas. Escrevo acima de tudo sobre uma das partes da gestão de um projecto.

Poder-se-á dizer que um projecto é essencialmente a sua fase de desenvolvimento. De facto, todas as outras fases servem somente (1) para garantir que o output criado pelo desenvolvimento preencha os requisitos da solução. Isto surge-nos de forma intuitiva, ao ponto de, na maior parte dos projetos que por ai anda, as fases de analise, desenho e testes sejam praticamente inexistentes.

Tendo em conta que os requisitos se encontram determinados e que o desenho da solução a desenvolver se encontre realizado, a principal preocupação durante a fase de desenvolvimento é o cumprimento dos prazos estabelecidos (2). Qualquer desvio da base line de um projecto deverá ser identificado e corrigido o mais rapidamente possível.

Todos nós sabemos que: projetos mais pequenos têm menos problemas e são mais fáceis de prever; equipas mais pequenas são mais fáceis de gerir e como tal consegue-se obter uma maior produtividade de cada elemento; projetos com uma duração grande tendem a “derrapar” muito mais do que projetos de duração mais curta.

Escrito isto e partindo destas premissas poderíamos rapidamente dizer: - subdividam-se os projetos e as equipas! - Bom, parte do problema estaria resolvido. mas... (existe sempre um “mas”)

Ao serem desenvolvidos e geridos por seres humanos os projetos têm uma tendência natural para “criarem” uma curvatura entre tenção e relaxamento (3) e em projetos mais longos, mesmo que subdivididos, existem períodos de relaxamento muito maiores e, períodos de tensão muito mais acentuados.

Para controlar o desenvolvimento e evitar que este “derrape” atrasando-se, é necessário mais do que controlo! É necessário gestão! A gestão durante a fase de desenvolvimento poder-se-á "resumir" em 6 pontos principais:

  1. minimizar gap entre tenção de relaxamento;
  2. manter o enfoque de cada elemento da equipa;
  3. garantir, aproveitar, validar e integrar a criatividade da equipa;
  4. obter dados fidignos sobre o avanço de cada tarefa;
  5. garantir a conformidade com os requisitos;
  6. depreender e actuar rapidamente sobre problemas e dificuldades encontrados no desenvolvimento;
  7. proteger a equipa de desenvolvimento de ruído, impedimentos e problemas externos;
Links: Scrum at wikipedia

(1) a palavra “somente” pode ser considerada perigosa quando utilizada neste contexto, de facto, as outras fases garantem: o âmbito; os requisitos; a conformidade dos entregáveis; do projecto e como tal, devem ser consideradas tão importantes quanto a fase de desenvolvimento

(2) Não é inteiramente verdade. Para além do controlo dos prazos é necessário, durante a fase de desenvolvimento, um controlo de conformidade.

(3) Escreverei mais sobre este assunto num outro post.

Sem comentários: